Suicídio na Adolescência

13 agosto, 2024

Esta semama mais um jovem tirou sua propria vida aqui em SP. Muitas dúvidas sobre como agir, se este é um assunto que deve ou não ser trazido em casa?


Sinceramente, se vc tem um filho adolescente,  muito provavelmente ele está sabendo deste acontecimento, bem possível que tenha recebido o áudio que este jovem enviou ao grupo de colegas da sala... então ao meu ver falar sobre isso é muito importante. O tema já está em evidência nos assuntos e conversas entre os jovens infelizmente.


Do ponto de vista profissional, o que tenho a dizer é  que este tipo de conversa não vai fazer com que seu filho sinta-se incentivado a tirar a própria vida. 


O suicídio é multifatorial. É o ponto final de uma série de situações ... 

Qdo ocorre na infância e adolescência, um dos fatores que pode ser considerado agravante pode ser o bullying mas não necessariamente todo mundo que se suicida sofreu bullying. 

Devemos olhar com atenção e apresentar políticas anti bullying nas escolas e estarmos atentos ao comportamento dos jovens.


Muitas vezes os jovens dão sinais que não estão bem, alguns exemplos: mudança no padrão alimentar (começa a comer muito mais ou restringe alimentação), desinteresse por hobbies que antes gostavam, mudanças repetidas de grupos, muito tempo no quarto, muito tempo no computador, falta interação com outros jovens, uso excessivo de álcool,  choro excessivo... Muitas vezes estes comportamentos são vistos como coisas de jovens ou frescura mas na verdade escondem questões emocionais importantes.


O acolhimento salva, ele faz com que o adolescente não se sinta sozinho. 


As vezes, os filhos só esperam uma palavra de apoio ou então a certeza de que podem contar com os pais caso precisem de algo. Estejam disponíveis aos seus filhos!!! E se tiverem dificuldade, busquem ajuda... mas não deixem de conversar, dar colo e acolher só porque seus filhos cresceram .

 

Transtornos Alimenares (Anorexia)

2 junho, 2023

Muito ouvimos falar sobre transtornos alimentares, tanto mas rodas de conversas com amigos, como nas mídias sociais e também no consultório mas o que são e quais são os T. A. ? Vou começar falando da Anorexia .

A anorexia é um dos transtornos alimentares mais conhecidos. Tem seu diagnóstico pautado no baixo peso corporal, para idade, gênero e trajetória de vida que se mantém pela utilização de recursos extremos como longos períodos de jejum, exercícios físicos excessivos, vômitos voluntários, uso de laxantes, diuréticos ou moderadores de apetite no intuito de forçar uma perda de peso maior.

Os pacientes têm um sofrimento emocional imenso, além de questões físicas importantes como ausência da menstruação entre outras.

Estes comportamentos inadequados são mantidos devido ao medo intenso de ganhar peso ou engordar.

É muito comum pode haver distorção da imagem corporal ou outras perturbações na vivência do peso e forma corporal ou ausência de crítica quanto a gravidade do baixo peso.

A anorexia não é frescura, não é "tipo" ou escolha do indivíduo. É uma doença e deve ser tratada como tal.

 

A função das emoções ...

27 abril, 2023

Esta semana, vivenciei no consultório mais de uma vez algo que sempre me chamou atenção nos meus estudos, nos atendimentos e algo que tento trabalhar bastante com meus pacientes. A percepção de que as pessoas ou não reconhecem suas emoções ou não as entendem ou tentam camuflar como se não estivessem sentindo algo na tentativa de não sofrerem ou por não quererem parecer vulneráveis.


Desde pequenos aprendemos que existem emoções boas e emoções ruins, que não podemos chorar, que é feio estar triste ou chateado com algo... Raiva então algo proibido e horrível de sentir, se for por alguém que se ama então.. inadmissível... O que tenho a dizer é ... Toda emoção tem uma função em nossas vidas!!! SIM... Todas!!!

O medo nos protege, nos alerta ... É gostoso sentir medo? Gostoso não é ... Mas é ele quem fala.. não vá andar na Faria Lima de Rolex vc pode ser assaltado. A insegurança nos diz... Está num terreno desconhecido.. volte uma casa e se proteja....

O nojo nos protege de por exemplo não comermos alguma coisa com cheiro ruim e que pode estar estragado.. Viram como as emoções tem funções ???

Sem contar que achamos que não podemos estar felizes com uma coisa e tristes com outra.. (a vida não é algo polarizado), é algo que acontece na linha do meio...

Vc pode estar feliz por estar casando com o homem da sua vida e triste porque está saindo da casa dos seus pais... Entenderam??

Ou qdo me falam.. tô muito ansiosa... (Coitada da ansiedade, tudo é ansiedade). ,Obvio que as vezes é sim mas muitas vezes... é medo, tristeza, expectativa, felicidade exagerada... tudo junto e a pessoa não consegue entender o que está sentindo.

Falem sobre o que sentem!!! Conversem... Tentem entender o que sentem.... Tão mais gostoso!! A vida fica tão mais leve...

Em terapia a gente trabalha tudo isso... Todos merecemos viver uma vida mais plena e valiosa!!